sexta-feira, 1 de abril de 2011

Matéria


Lugar de lixo é no lixo Ubaenses reclamam do grande acúmulo de lixo perto de suas casas


Lugar de lixo é no lixo

Ubaenses reclamam do grande acúmulo de lixo perto de suas casas
Quem nunca ouviu a frase: lugar de lixo é na lata de lixo? Apesar de praticamente a maioria das pessoas já terem ouvido, muitas delas não a seguem.
Em Ubá hoje o acúmulo de lixo é absurdo, a população infesta cada vez mais às ruas com sacolas plásticas e pets.
Causando não só a poluição das ruas, mas também a poluição visual.
O lixo está por toda parte e não em só um local especifico, indo do centro aos bairros mais afastados.
Um exemplo disso é o bairro Fazendinha localizado na periferia de ubá que possui uma grande área verde que está sendo contaminada pela enorme quantidade de lixo.
Conversando com vários moradores do bairro todos disseram estar indignados com a falta de atitudes que mude esta situação.
A moradora Cleidiane Maria Moreira nos contou que ao redor de sua casa parece um verdadeiro deposito de lixo, onde os vizinhos colocam seus resto de comida, sacolas plásticas, garrafas e muitas outras coisas sem utilidade.
“As pessoas não têm consciência do que estão fazendo, eu sempre reclamo quando vejo alguém jogando lixo aqui na porta da minha casa, mas ninguém me escuta e nenhuma providencia foi tomada até hoje”.

Procuramos o responsável pelo bairro o Sr. Júlio César e ele disse que tentou conscientizar os moradores do bairro a não acumular lixo em locais inadequados, mas que tem sido muito difícil.
Sobre a situação do lixo em toda a cidade a Prefeitura Municipal de Ubá declarou que “faz seu papel”, mantendo em diversos pontos da cidade latões para recolher o lixo, coleta com o caminhão todos os dias no centro e duas vezes por semana em bairros mais afastados, e a limpeza das ruas com os garis. Mas concorda que algo mais precisa ser feito e disse ainda que está tomando providencias a respeito do assunto.
Mas mesmo com essas medidas o problema não tem sido solucionado, em alguns lugares como no próprio Bairro Fazendinha faltam locais próprios de colocar lixo e a coleta do caminhão apenas duas vezes por semana segundo os moradores não é suficiente.
Mas o problema mais sério é mesmo o de consciência da população que precisa entender de uma vez por todas que jogar lixo no ambiente nos prejudicará, ou melhor, já está nos prejudicando, já que dependemos dele para continuarmos vivos.
É preciso proteger o meio ambiente e não destruí-lo essa é a mensagem que precisamos passar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário